Aprenda Como fazer TAPETES feitos DE RETALHOS

Se você quer saber como fazer tapetes de retalhos, essa é uma boa ideia para quem busca uma forma de decorar a casa de uma forma mais artesanal e que não precise gastar muito, pois já que os tapetes são de retalhos, bem sabemos que esses materiais muitas vezes são descartados e com isso, podemos encontrá-los facilmente sem precisar pagar muito por eles.

Todos nós sabemos da preocupação que existe em deixar nosso lar bem aconchegante e organizado, e por conta disso, certamente que os tapetes nos modelos diversos também têm papel importante para confirmar o conforto do lar, então para quem quer algo prático e com valores mais baixos, nada como aprender a confeccionar os próprios modelos de tapetes para o lar.







Por isso, para quem quer saber como fazer tapetes de retalhos, certamente que se formos pesquisar em revistas de decoração ou mesmo nos sites especializados no assunto vamos encontrar maneiras diversas para a confecção, quando precisaremos providenciar os retalhos de tecidos e outros materiais dependendo do que se exige para cada modelo de tapete.

Para quem sabe costurar e fazer trabalhos manuais confeccionar esse tipo de tapete, traz muitas vantagens, pois além de se conseguir tapetes mais baratos eles podem apresentar tamanhos, formatos e cores conforme acharmos melhor, e melhor ainda é que estes contribuem bastante para aquecer os ambientes, por isso, são ideais para acomodar as crianças nos dias de frio.







Como fazer

Assista…

 

Retalho de malha

Para quem então está a fim de saber como fazer tapetes de retalhos, entre as muitas formas encontradas estão os tapetes feitos de retalhos de toalhas velhas ou retalhos de tecidos diversos, todos da mesma cor ou com cores diferenciadas. Além disso, será necessário providenciar as telas de tapeçaria, nesse caso nos tamanhos apropriados ao tamanho que se deseja o tapete.

Kit 3 tapetes

Imagem 2 – Se você está querendo aprender a fazer tapetes de retalhos, já teve o vídeo como dia e instruções de como fazer, agora terá dicas de modelos para se inspirar e fazer, estes abaixo são modelos perfeitos para usar na cozinha, em diferentes tamanhos com três tipos de retalhos de tecidos, formando pimentas, ideia bem criativa.

Imagem 3 – Mais algumas dicas e inspirações perfeitas de tapetes para serem usados na cozinha, com desenhos feitos perfeitamente em costuras dos retalhos, com frutas, em um tapete uma pera e uma banana, em outro uma laranja e uma banana, e no maior as três frutas juntas.

Imagem 4 – Uma dia agora para as mamães costureiras que possuem filhos meninos pequenos e querem decorar o quarto dos pequenos com um jeitinho bem especial, um modelo inspirador de tapete de retalhos em forma de carrinho, super fofo e com certeza os pequenos vão amar.

Imagem 5 – Este modelo de tapete aqui é um dos modelos mais fáceis de fazer e que ficam lindos, principalmente se você usar retalhos de diferentes cores, deixando ele bem colorido e destacado para decorar algum cômodo da sua casa e dar aquele toque alegre à decoração.

 

Retalho costurado

Imagem 6 – Para os São Paulinos de plantão agora, uma dica de tapete perfeito para decorar a casa com o símbolo e a marca do timão, tapete com as cores e o símbolo do time São Paulo, ficou bem legal e bem feito, uma dica inspiradora mesmo.

Imagem 7 – Os tapetes feitos de retalhos costurados em formatos iguais ficam lindos também e ótimos decorativos para a casa, como este abaixo feito com quadradinhos em diferentes tecidos, lisos coloridos e estampados, ficou super legal e um tapete lindo.

De jeans

Imagem 8 – Outra dica de tapete de retalhos super legal pra fazer também, são tapetes usando bolsos recortados de calças jeans velhas, aquelas calças que já estão bem batidas e que você já enjoou de usar e está feia até para doar, use-a para fazer um tapete como este, veja só como fica legal e criativo.

Imagem 9 – Este tapete aqui também foi feito com retalhos recortados em tamanhos e formatos iguais em diferentes estampas e cores, ficou lindo também e bem destacado e chamativo, para usar na entrada da casa e já dar as boas vindas com cores alegres e vibrantes.

Imagem 10 – Mais uma ótima dica de tapete de retalhos inspirador, em formato retangular com retalhos em formando losangos, um dentro do outro dando um efeito bem legal, e os tecidos em estampas bem diferenciadas uma da outra, apenas com alguns tons de cores iguais pra combinar melhor.

Imagem 11 – O modelo abaixo está bem diferenciado, em formato circular mas com diferentes tamanhos de retângulos formandos com retalhos de tecidos coloridos, formando este belo tapete que parece até uma obra de arte, ficou muito legal.

Imagem 12 – Estes aqui são ótimas dicas de tapetes para serem usados na cozinha, em formatos de fatias de melancia planejados para usar e combinar com os móveis da cozinha, fica muito legal e combina perfeitamente com o ambiente.

Formato flor

Imagem 13 – Este tapete aqui está lindíssimo e em um formato muito bonito para você decorar sua casa com muito charme e estilo, em formato de flor com seis pétalas, as pétalas em forma de corações, com retalhos de tecidos em branco e vermelho “frufruzados” forma um tapete muito lindo.

Imagem 14 – Para encerrar com uma boa dica, esta imagem abaixo com dias de tecido que você pode usar em um mesmo tapete, cortados de diferentes formas, em diferentes tamanhos de círculos e retângulos, formando um tapete muito bonito, pode ter certeza.

Para saber como fazer tapetes de retalhos, nesse caso basta cortar as tiras de tecido com largura de 1 cm e comprimento de acordo com a altura que se deseja para cada tapete. Feito isso, é só começar o trabalho amarrando a cada retalho na tela deixando procurando deixar o mesmo comprimento de tecido para cada lado do nó.