Atividades de alfabetização 2 ano para imprimir

Todo professor já sabe que escolher bem as atividades de alfabetização 2 ano é de fundamental importância, pois essa é a fase em que toda a criança ainda pode se mostrar arredia por não conseguir se acostumar as salas de aula. Nessa fase do aprendizado infantil, o professor precisa se preocupar em cativar seus alunos e garantir que eles vão se interessar no aprendizado.

Por isso, é muito importante que todo professor leve a sério o planejamento para as atividades de alfabetização dentro da sala de aula, pois se a criança sentir-se atraída por esses trabalhos, ela vai aprender mais rápido e não vai se importar em ter que deixar o ambiente do lar cada dia para ir à escola.







Foi-se o tempo em que os professores precisavam se preocupar e perder muito do seu tempo em pesquisas e planejamentos para essas atividades. Hoje já contamos com as vantagens da internet ao nosso alcance onde encontramos os sites pedagógicos que oferecem essas atividades prontinhas para serem usadas.

Existe uma grande variedade de atividades que foram muito bem planejadas para facilitar o trabalho dos professores. Agora é só escolher essas atividades, baixar e depois imprimir para servir aos alunos que com certeza tem bons motivos para se empolgarem com o que poderão aprender, e para confirmar ainda mais essa sofisticação por parte dos pequenos estudantes, muitas dessas atividades trazem as ilustrações para serem coloridas.







Entre as muitas atividades que podemos encontrar nesses sites pedagógicos podemos citar:

atividades-alfabetizacao-2-ano-77-3

Aqui o aluno deverá escrever o nome das figuras nos quadradinhos onde a seta indica, podendo também após terminar colorir os desenhos.

atividades-alfabetizacao-2-ano-77-7

Neste exercício os alunos deverão fazer separação em silabas e marcar com x as frase que estão de acordo com a historia, e ainda após o termino dos exercícios colorir a imagem.

atividades-alfabetizacao-2-ano-para-imprimir

Aqui os alunos poderão aprender a diferença entre as posições: na frente, atrás e entre, além de poder colorir os desenhos após o término do exercício.

 

atividades-de-alfabetizacao-2-ano

Neste exercício eles aprenderão a linguagem do: a,e,i,o,u  juntando com as consoantes e formando sílabas.

imagem-5

Caça-palavras – essa é uma das atividades em sala de aula que toda a criança aprecia. O professor deverá providenciar uma folha contendo um diagrama com letras embaralhadas onde são encontradas as palavras ocultas.

Para um inicio de aprendizado esse tipo de atividade incentiva os alunos a desenvolver sua imaginação, a concentração, a coordenação motora fina e muito mais.

Depois de resolver essa atividade, as mesmas palavras encontradas no diagrama poderão servir para completar algumas frases e dar sentido a elas. Quanto a essas frases, o professor poderá elaborar algumas com suas próprias idéias.

Completando as cruzadinhas – para essa atividade deverá ser providenciado uma folha com a cruzadinha e os desenhos correspondentes as palavras que serão escritas. A criança, nesse caso terá apenas o trabalho de identificar cada desenho e escrever o nome nos quadrinhos.

Depois de preenchida as cruzadas, os alunos poderão colorir cada desenho.

Dando nome aos desenhos – para essa atividade o professor deverá providenciar alguns desenhos que sejam conhecidos das crianças, sejam animais, material escolar, frutos, entre outros. Os alunos deverão identificar esses desenhos e escrever o nome correspondente.

imagem-6

Aqui o aluno deverá pintar as bananas e completar as linhas até o final com as letras pedidas.

imagem-7

Ortografando as variações do S; aqui os alunos deverão juntar as sílabas e formar palavras com as variações do S, logo após terminar colorir o desenho.

imagem-8

Neste os alunos deverão ortografar com a letra GE e GI, juntando as silabas e formando palavras.

imagem-9

Os ditados é a parte mais gostosa de se aprender, pois é onde aprendemos escrever as palavras somente ouvindo, para depois corrigir e saber onde o aluno errou, podendo ainda colorir a imagem.

imagem-11

Junte as sílabas e forme palavras – nessa atividade o professor deverá providenciar uma folha contendo alguns desenhos e também os nomes desses desenhos separados por sílabas. Os alunos deverão então identificar os desenhos e depois juntar as sílabas para escrever o nome respectivo.

Depois disso, poderão colorir cada desenho de acordo com o pedido do professor ou ao próprio gosto.

Sílabas trocadas – para essa atividade o professor deverá providenciar uma folha contendo alguns desenhos e também as sílabas trocadas que apontam o nome do desenho. Os alunos deverão identificar o desenho e depois disso, colocar as sílabas em ordem para acertar o nome de cada um desses desenhos.

Qual é a palavra – para essa atividade o professor deverá providenciar um diagrama contendo algumas palavras e se possível ilustradas com desenhos correspondentes. Além disso, precisará formular um questionário o qual será respondido usando essas mesmas palavras.

imagem-12

Os exercícios com caça- palavras são os mais queridos entre os alunos, por ser divertido e fazer do exercício uma brincadeira, onde o aluno deverá caçar as palavras que estão espalhadas.

imagem-13

imagem-14

As atividades com palavras cruzadas também são muito divertidas, onde os alunos deverão descobrir os nomes das figuras que a seta esta indicando, logo após podendo pintar as imagens.

imagem-15

O quebra cuca é o mesmo que as atividades com palavras cruzadas onde o aluno deverá escrever nos quadradinhos o nome desenho indicado pela seta.

imagem-16

O aluno então irá estudar o questionário e identificar no diagrama a palavra certa para completar cada pergunta. Depois disso, se houver as ilustrações com desenhos, cada aluno poderá colorir com as cores características.

Tema livre – nessa atividade o professor pedirá que o aluno escreva no próprio caderno palavras variadas, sejam nomes de flores, animais, brinquedos, móveis que os alunos têm em sua casa, peixes, material escolar, enfim, o que a criança desejar escrever. Para essa atividade o professor deverá incentivar cada aluno a escrever o máximo de palavras que conseguirem.

Contando as sílabas – para essa atividade o professor deverá providenciar uma folha contendo o desenho e o nome correspondente a cada desenho. O aluno então deverá descrever cada nome do desenho, apontando o numero de letras existente, o número de vogais, o número de consoantes e por fim o número de silabas.

Depois disso, ainda os alunos deverão colorir cada desenho para valorizar ainda mais o trabalho.

imagem-17

Existem varias formas de se fazer um ditado, e uma delas que por sinal muito boa é o ditado silábico, onde os alunos deverão escrever o nome dos desenhos colocando cada sílaba em um quadrinho.

imagem-18

Nesta atividade o aluno deverá escrever em palavras cruzadas os nomes dos desenhos que começam com a letra D, e depois colorir os desenhos.

imagem-19

Nesta atividade de caça- palavras o aluno deverá usar uma cor diferente para cada palavra encontrada, logo abaixo responder as perguntas que a atividade pede.imagem-20

Os ditados coloridos é uma forma do aluno aprender não só a escrever as palavras, mas também juntar as sílabas, além de poder pintar o desenho.

imagem-21

Relacionando as colunas – nessa atividade o professor vai providenciar uma folha contendo alguns desenhos em uma primeira coluna enquanto que na segunda coluna estarão os nomes desses desenhos, porém em uma ordem diferente. Os alunos deverão então identificar cada desenho e depois relacioná-los com o nome, ligando com um traço contínuo ou pontilhado, conforme o acordo com o professor usando lápis de cores diferentes.

Depois disso, poderão colorir cada um dos desenhos.