Atividades de catequese modelos infantil para evangelizar crianças

Se você é uma catequista e está em busca de Atividades de catequese infantil, a primeira coisa que deve pensar é de que para você poder conduzir essas crianças nos princípios realmente cristão, precisa conhecer sobre a palavra de Deus, e com isso quero dizer que você deverá ler a Bíblia, ou melhor, estudá-la.

Esteja sempre certa de que o que você irá ensinar aos pequeninos está de acordo com aquilo que Deus fala a nós através da Bíblia, e peça a direção de Deus através da oração, para que você possa falar somente palavras sábias, e a sabedoria somente vem de Deus.







A partir disso, você estará preparada para ministrar uma catequese, pois você é responsável por encaminhar essas crianças nos verdadeiros caminhos de Deus.

Mas o que é a catequese?







Segundo Luis Alves, “a catequese é uma das principais partes do ritual de iniciação cristã onde as crianças e jovens terão um contato mais profundo com o evangelho e essa primeira impressão é que ficará registrada e influenciará diretamente sua vida religiosa. As brincadeiras de catequese promovem a integração e o relacionamento interpessoal.”

Imagem 1 – As atividades de catequese infantil, devem possuir um estilo educativo mas divertido, por serem direcionadas às crianças, não pode ser algo maçante e entediante, então aqui vai uma dica de atividade bem legal para os professores se inspirarem com as crianças, que é para escrever o nome de Jesus seguindo cada ovelhinha com a letra, e no final as crianças podem colorir as ovelhinhas pra ficar mais bonito e divertido.

atividades-de-catequese-infantil

Imagem 2 – Esta é uma ótima dica de atividade para as crianças decorarem a reza da Ave Maria, com ilustrações ilustrando cada frase da reza, para as crianças colorirem e colarem em casa, na parede do quarto para todo dia lerem e decorarem.

ave-maria-decorar

Imagem 3 – Esta é uma atividade para crianças maiores que gostam de ler, que é o caça-palavras, uma atividade bem legal também e divertida de se fazer, com palavras relacionadas ao Advento, que é quando se inicia o Ano Litúrgico, que é um tempo de preparação para viver feliz o nascimento de Jesus, e um tempo de conversão para a volta de Jesus, para “arrumar” a nossa vida.

caca-palavras-biblico

Ideias de como conduzir uma reunião de catequese

  1. De uma calorosa saudação as crianças, e diga o quanto está feliz por elas estarem ali.

  2. Faça uma oração inicial com as crianças agradecendo a Deus por estarem ali, por serem chamados seus filhos, e todas as coisas boas que Ele nos dá. Peça a Ele que fique com vocês durante esta reunião, e que os ajude a entender a sua vontade para com vocês.

  3. Converse com as crianças contando-lhes que Jesus tem algo muito especial a lhes dizer, e de que ficará muito feliz se abrirem a mente e o coração para entendê-lo.

  4. A partir de então, você poderá desenvolver as atividades escolhidas de maneira que as crianças tenham o prazer e a facilidade para entender o que você quer dizer.

  5. Explique cada atividade e o que ela quer dizer.

  6. Feitas as atividades e dada a explicação devida, é hora de cantar. Escolha musiquinhas religiosas gostosas que falem do amor de Deus e convidem as crianças a servi-lo.

  7. É importante quem as atividades sejam ministradas com ilustrações concretas, pois assim, a criança aprenderá melhor, você sabe disso, né?

  8. Faça com as crianças o compromisso da semana.

  9. Ensine a elas que devem lembrar de Deus todos os dias, e pedir a Ele que as ajude a serem boas e fazerem a sua vontade.

  10. Sempre se despeça das crianças com uma oração.

Imagem 4 –

catequese-palavras-cruzadas

Imagem 5 – Esta é uma dica de atividade para as crianças colorirem com uma frase falando sobre a catequese, onde as crianças podem colorir e levarem para casa para colar ou até mesmo para colarem nos corredores da igreja onde ocorre a catequese é uma boa dica, e fica bel legal.colorir-catequese

Imagem 6 – Esta é uma atividade muito bonita e perfeita para colar em lugares onde passam pessoas, pois elas possui uma mensagem linda, as crianças podem colorir para ficar ainda mais lindo quando as pessoas virem, e ainda lerem a frase na cruz dizendo “Eu amo Jesus” e “Jesus ama você” e ainda com a frase do lado “Jesus está vivo, exatamente como Deus prometeu!” ótima dica de atividade.imagem-2

Conheça alguns temas que você poderá trabalhar na catequese

  • A Arca de Noé

  • A Parábola do Filho Pródigo

  • O Batismo de Jesus

  • Semana Santa

  • Símbolos da Páscoa

  • Os Dez mandamentos da Lei de Deus

  • Livros da Bíblia

  • Jesus e os discípulos

  • Pai Nosso

  • Parábola da moeda perdida

Esses e outros temas podem te ajudar a trazer grandes lições para ensinar as crianças sobre diversos assuntos, como a mentira, humildade, vaidade, orgulho, cobiça, amor, caridade e tantos outros assuntos.

Existem muitas atividades de questionários, palavras cruzadas, caça palavras, pintura e tantas outras. Um exemplo legal de atividade para as crianças é o ‘Alfabeto do católico’, onde com cada letra a criança pode receber uma mensagem que poderá fazer bem para sua vida, induzindo-a a amar a Deus e fazer a sua vontade.

Imagem 7 – Este é um modelo de atividade bem legal e divertido de fazer também, onde as crianças ligam os pontos na sequência dos números, e formam uma imagem, nesse caso a imagem de Jesus andando sobre as águas, com o barquinhos dos discípulos, onde a criança pode colorir após ligar os pontos.

imagem-8

Imagem 8 – Esta é uma atividade que fala sobre os discípulos na pescaria, onde há o desenho do mar onde está o barquinhos com os dois discípulos pescando, Jesus na areia observando e a rede incompleta com tracinhos onde a criança deve completar para completar a rede com os peixes e depois colorir para deixar o desenho bem bonito, é uma atividade fácil e divertida para as crianças fazerem.

imagem-10

Imagem 9 – Muitas crianças conhecem e já sabem de cor a história de Samuel, o menino que foi chamado por Deus para ser profeta, e para as crianças que estão aprendendo, esta é uma atividade que é boa dica para as crianças olharem e relembrarem a história, onde há o desenho de Samuel sendo chamado por Deus que a criança pode colorir com a frase ao lado “Deus chamou Samuel e o preparou para ser Profeta.”

imagem-11

Veja só alguns exemplos:

A – Amar a Deus sobre todas as coisas.

B – Buscai primeiro o reino dos céus e todas as outras coisas vocês serão acrescentadas.

C – Cristo é a luz do mundo.

D – Deus é amor.

E – Ele é fiel e justo para nos perdoar.

F – Fé inclui a esperança de um mundo melhor.

G – Graças ao Senhor por tudo.

Esses são somente exemplos de uma tarefa que pode trazer desenhos para pintar e pode ser trabalhada de diversas maneiras.

Dinâmicas para catequese

As dinâmicas podem ter objetivos diferenciados como o de apresentar os participantes ou novos membros, para integração dos participantes, quebrar o gelo, como uma reflexão, de chamado a entrega, participação, vivencia e pratica do evangelho, e não ficar somente na teoria.

Imagem 10 – Esta já é uma atividade um pouco mais elaborada de labirinto falando sobre a segunda eucaristia, com ilustrações relacionadas com o tema em partes do labirinto para as crianças ligarem corretamente até o centro onde há a imagem de Jesus, antes de completar o labirinto há um pequeno texto falando sobre a Eucaristia e explicando para as crianças o que é e como funciona a atividade, onde elas ligam as imagens ao centro e depois podem colorir.

imprimir-atividades-de-catequese-infantil

Imagem 11 – Mais uma dica de atividade de labirinto bem legal e criativa, e um pouco mais simples que a atividade anterior, esta aqui falando sobre os dez leprosos que Jesus curou enquanto estava na Terra, uma história bem conhecida e que todos sabem que de dez leprosos, apenas um voltou para agradecer Jesus, nesta atividade a criança deve tentar ligar cada leproso e ver qual deles chega em Jesus para descobrir qual foi aquele que voltou para agradecer.

labirinto

Imagem 12 – Esta é uma atividade muito legal que fala sobre a história de quando o anjo fala com Maria e lhe dá a notícia de que está grávida, segurando em seu ventre Jesus que seria o Salvador do Mundo, é uma atividade ótima para dar às crianças após contar a história à elas, para elas gravarem bem e usarem sua imaginação fértil para tentar imaginar como foi a cena, elas podem colorir a imagem e imaginar, ótima dica.

o-anjo-fala-com-maria

É importante que ao final de cada dinâmica ou atividade de catequese, o professor explique o sentido dessa atividade, esclarecendo aos alunos a importância de tomar certa atitude ou decisão.

Bom, agora que você já tem algumas dicas consideradas importantes para ministrar a catequese com sucesso, é só correr em busca de atividades que condigam com aquilo que você precisa falar, e que venham esclarecer de uma maneira mais fácil para a criança.

É importante você lembrar de que ler a Bíblia é muito importante, pois somente assim podemos aprender qual é a vontade de Deus para conosco. Ser e ter atitudes de pessoas boas, saber qual é o caminho que leva ao céu, é algo que todos temos o direito de saber.