ATIVIDADES DE MATEMÁTICA feitas para 4 ANO para imprimir

As atividades de matemática 4 ano devem ser escolhidas de acordo com o que se pretende ensinar, mas estas podem conter exercícios como de multiplicação, subtração, divisão adição, ou ainda atividades de resolução de problemas, composição e decomposição, frações, sinais de igual, diferente, menor ou maior, formas geométricas e outras que estejam ao nível de aprendizagem e conhecimento dessas crianças.

Então, se você é professor do ensino fundamental e está em busca de fórmulas que resultem num aprendizado matemático de maneira eficiente para seus alunos, uma dica importante é apostar em atividades diversificadas que com certeza vão estimular esses alunos, mesmo que estejam numa idade um pouco maior.







Toda a tentativa de melhorar e facilitar o aprendizado, é com certeza, de grande valia, e mesmo que não seja a melhor, poderá servir de uma experiência a mais que só irá acrescentar ao professor que se mostra esforçado e dedicado.

Imagem 1 – Para crianças que estão no quarto ano, usando a subtração e a soma, esta é uma ótima dica de atividade para os pais que gostam de ensinar e treinar com os filhos em casa e para os professores educadores, os quais ensinam as crianças a fazerem as continhas, esta é uma atividade de soma e subtração com algumas continhas de fácil resolução, onde a criança terá um exemplo para relembrar como faz e treinar as contas.







atividades-de-matematica-4-ano

Imagem 2 – Esta é uma dica de atividade de matemática muito interessante também, onde além da criança aprender a fazer contas, ela aprende a interpretar gráficos e perguntas relacionadas ao gráfico, com um gráfico possuindo determinadas informações e abaixo dele questões relacionadas para os alunos responderem conformo o gráfico, muito legal e uma ótima indicação aos professores.imagem-2

Imagem 3 – As atividades de interpretação de texto em matemática também são muito úteis e usadas, onde há um certo número de questões com pequenos textos interpretativos, onde a criança interpreta e realiza continhas d multiplicação, divisão, soma ou subtração para chegar ao resultado, como por exemplo a primeira pergunta que tem um pequeno texto onde a criança interpreta e realiza a subtração para chegar ao resultado.

imagem-3

Imagem 4 – Como o próprio nome da atividade já diz “Calculando”, esta é uma atividade para as crianças calcularem mesmo, mais especificamente para somarem, são continhas de adição onde há um exemplo de como é simples realizar contas de adição e abaixo há alguns exemplos para a criança realizar as contas mentalmente do modo que o exemplo mostrou, para mostrar como é simples e rápido.

imagem-4

Atividades matemáticas 4 ano

Resolução de Problemas – esta é uma excelente maneira de fazer com que o aluno pense e aprenda a organizar o pensamento. O grau de complexidade deve ir aumentando aos poucos, a medida que a criança vai assimilando. Veja alguns exemplos que serão perfeitos para o 4º ano:

  1. Fernando já leu 194 páginas de um livro composto por 391 páginas. Então, quantas páginas ele ainda precisa ler para terminar o livro?

  2. Quando Luiza nasceu, sua mãe tinha 25 anos. Hoje Luiza está com 12 anos. Quantos anos a mãe dela tem?

  3. Numa escola com 345 alunos, 129 deles são meninos. Então, quantas meninas estudam nesta escola?

  4. Quando um adulto está em repouso, normalmente seu coração baterá 63 vezes por minuto. Quantas vezes irá bater em 12 minutos?

  5. Um carteiro tem 340 cartas para entregar. Mas já conseguiu entregar 94 num mesmo edifício. Quantas ainda faltam para entregar?

  6. A soma de dois números resulta em 694. O menor dos números é 94. Qual será o número maior então?

  7. Luiz comprou 3 carrinhos de 35 reais cada um. Quanto ele gastou ao todo?

Medidas – Ao ensinar medidas, por exemplo, você poderá dispor a criança uma planta de casa com todas as medidas dos cômodos e paredes. Os questionamentos devem girar em torno das medidas de cada peça, sempre fazendo com que a criança entenda o que realmente está fazendo.

Imagem 5 – Quando as crianças estão no quarto ano elas aprendem a adição de milhares, e aqui nessa atividade as crianças devem descobrir o total de unidades pela adição de milhares no primeiro exemplo, e no segundo exemplo elas devem descobrir os totais de unidades e quantas unidades correspondem a determinadas dezenas, é realmente uma atividade para as crianças treinarem a soma de milhares.

imagem-5

Imagem 6 – Esta atividade aqui já é uma dica para os pais e professores de alunos que precisam treinar a multiplicação e a tabuada, pois automaticamente treinando um, você já treina o outro também com várias continha de multiplicar com números de três dígitos multiplicados por 2, 3, 4, 5, 6 e 7, ou seja, a criança treina a multiplicação e também treina a tabuada do 2 ao 7.

imagem-6

Imagem 7 – Mais uma atividade de multiplicação que o próprio nome já diz “Praticando”, perfeita para praticar a multiplicação, com continhas um pouco maiores, usando multiplicações de números de três ou mais dígitos multiplicados por números de três dígitos, com um grau de dificuldade um pouco maior para as crianças que já estão mais avançadas na multiplicação e precisam treinar com números maiores.

imagem-7

Imagem 8 – A atividade abaixo é uma dica bem criativa para as crianças treinarem a multiplicação com preço de produtos parcelados em determinados pagamentos, onde o aluno deve interpretar e criar a operação, como por exemplo no primeiro caso onde fala 12 pagamentos de 195, o aluno deve interpretar e criar a multiplicação de 12 por 195 para chegar ao resultado pedido.

imagem-8

Resoluções matemáticas – você poderá dispor de atividades onde a criança deverá resolver continhas de adição, subtração, multiplicação ou divisão.

Esses são apenas alguns exemplos de problemas que podem ser propostos as crianças de 4ª série. Mas existem muitas outras possibilidades tanto em problemas como em outras atividades.

Você já conhece a história da matemática?

Não? Então conheça um pouquinho, e perceba que o ser humano no decorrer da sua história já usou de diferentes métodos para expressar seus conhecimentos matemáticos. O principal texto matemático dos egípcios, o papiro de Rhind foi escrito lá pelos anos de 1600 a.C.

Nestes são encontradas regras para o cálculo de adição, subtração, frações, volumes e medições de superfície. Então, de 550 a 450 a.C, foi estabelecida a era pitagórica, que se caracteriza por importantes acontecimentos na era elementar.

Entre estes acontecimentos podemos contar com o Teorema de Pitágoras. Foi ai que começou a análise sobre a noção numérica e o estabelecimento entre as relações que correspondem entre geometria e aritmética. Foi ai que foram reconhecidos os números primos, a teoria das proporções e também algumas progressões.

Como você vê, os povos passados já eram conhecedores da matemática com toda a sua complexidade, e foram os condutores do conhecimento que temos hoje sobre o assunto.

Imagem 9 – Para que as crianças treinem de uma forma ainda melhor a multiplicação, é muito recomendado estes modelos de atividades onde a criança deve realizar os cálculos de cabeça, as multiplicações nesse caso onde devem ser feitos os cálculos sem armar, apenas mentalmente, é uma dica bem legal para as crianças ficarem craques na multiplicação.

imagem-9

Imagem 10 – Como a multiplicação é a forma de conta mais usada no quarto ano da educação infantil, preparamos muitos modelos para servir de dica para pais e professores de atividades usando a multiplicação, e são vários modelos e formas diferentes para servir de inspiração aos pais e professores, este modelo abaixo é para treinar o uso da multiplicação no QP.

imagem-10

Imagem 11 – Mais uma dica de atividade para as crianças treinarem a multiplicação e a tabuada do número 2 ao 9, que são as multiplicações mais usadas nas atividades infantis, com várias continhas de multiplicação dos números 2 ao 9 por números de dois e três dígitos, continhas fáceis e simples de fazer onde as crianças não sentem muita dificuldade e não ficam entediadas de realizar as contas.

imagem-11

Imagem 12 – Para pais e professores que procuram modelos de atividades divertidas para os filhos e alunos treinarem as continhas de multiplicação, esta atividade abaixo é uma dica muito criativa e legal de fazer, onde as crianças devem efetuarem as operações de multiplicação e completarem os resultados na cruzadinha, como por exemplo a letra A que tem a multiplicação 568 por 4, a criança realiza a conta, e coloca o resultado nos quadradinhos da letra A.

imagem-12

Onde encontrar atividades matemáticas 4 ano?

Hoje, além dos livros, você tem uma infinidade de blogs e sites que disponibilizam atividades super variadas para que você professor tenha condições de dar a melhor aula para seu aluno. Busque por sites que são elaborados por profissionais da educação que já trazem uma certa experiência, e que sabem o que é melhor para estimular e motivar os alunos.

Então, aproveite todas as chances que você tem de otimizar seu trabalho em sala de aula, pois afinal de contas, é de suma importância que você permita ao seu aluno compreender os conhecimentos matemáticos de forma que a criança aprenda a observar, perceber diferenças e semelhanças, e possa identificar as diferentes possibilidades que a matemática oferece.

Então ao escolher as atividades, sempre determine o tema que está em questão dentro da sua sala de aula, se é sobre geometria, espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações, tratamento da informação, como a leitura de gráficos e tabelas, ou qualquer outro assunto, mas que a criança possa ter claro o que a atividade propõe.

Agora você já tem uma noção do que fazer ao buscar pelas atividades, só falta escolher aquilo que realmente lhe interessa. Busque com calma e carinho, e você vai longe!