CASCATA modelos PARA PISCINA para o seu lazer

Quando se opta pelas cascatas para piscina, certamente que esse diferencial pode prover alguns benefícios, não apenas estéticos, mas é importante lembrar que o som de uma cascata na piscina produz efeitos relaxantes, muito parecido com aquele som e seus efeitos que percebemos nas cachoeiras naturais.

As cascatas de acordo com o modelo são instaladas nas bordas da piscina e funcionam com a ajuda de uma bomba que retira a água da própria piscina, permitindo então que esta circule, contribuindo também para acomodar a sujeira da água junto às bordas e facilitar a limpeza. Mas para isso, muitos modelos precisam ser projetados ainda junto com o projeto da piscina, por isso, é bom ficar esperto e decidir-se com antecedência sobre o modelo que se prefere.







Alguns modelos de cascatas também oferecem a vantagem de massagear o corpo, especialmente a região dos ombros e demais membros superiores. Ainda outra vantagem de uma cascata bem instalada na piscina é a de garantir uma mistura mais homogênea dos componentes químicos no tratamento da água.

Porém, saber se decidir entre os melhores modelos de cascatas artificiais para a piscina, nem sempre é tão simples assim, pois precisamos levar em conta alguns detalhes que no final confirmarão algumas vantagens.







cascatas-para-piscinas-modernas

Na imagem logo abaixo podemos ver uma linda cascata em formato de S feito em inox, a piscina feita em concreto com detalhes revestidos com azulejos, na cor azul e nas bordas azulejos decorados, dando um efeito muito bonito na piscina.

cascatas-para-piscinas

Aqui outra cascata em formato de S feita em inox, e a piscina feita de concreto com revestimentos em cerâmica, e nas bordas lindo detalhes com cerâmicas decoradas, ao redor da piscina foi feito um piso com mármore na cor clara,

decorando-com-cascatas-para-piscinas

fotos-de-cascatas-para-piscinas

Na imagem abaixo foi feito uma piscina em concreto com visual e formato bem diferenciado, com uma cascata que sai da parede onde foi revestida com pedras de granito, detalhe bem criativo e muito legal, ao redor da piscina piso feito com lajotas de cores alternadas formando uma espécie de xadrez, no canto um pequeno deck de madeira com sofás de fibra de bambu.

modelos-de-piscinas-com-cascatas

Em primeiro lugar, precisamos definir qual será o papel dessa cascata em nossa piscina, mesmo porque, muita gente nem dá tanta importância para os benefícios propriamente ditos, quer apenas algo para fazer a diferença no visual da piscina. Além disso, instalar uma cascata na piscina envolve custos, e alguns modelos dessas cascatas envolvem valores bem elevados.

Para não errar, ainda precisamos levar em conta o tamanho da piscina, pois também o tamanho da cascata precisa ser proporcional ao tamanho dessa piscina lembrando que se esse diferencial na piscina deve existir, precisa ser bem escolhido para que realmente faça a diferença para torná-la mais atraente.

As cascatas para piscina podem apresentar modelos bem diversos e com isso, contribuem valorizam o visual oferecendo um espetáculo a parte enquanto também ajudam a oxigenar a água.

Entre os modelos mais sugeridas em nossos dias estão:

Cascata de inox – para quem deseja um modelo de cascata moderno, a cascata em inox é sempre bem vinda, e para isso, elas são encontradas em tamanhos diferentes para ficar mais fácil adequar uma cascata no tamanho ideal para cada piscina.

imagem-10

Aqui a cascata sai da parede, onde foi feita com lindas pedras de ardósia, a piscina feita em concreto e revestida de pequenas pastilhas na cor azul, dando um efeito muito lindo na agua, e ao redor da piscina piso feito com lajotas.

imagem-11

imagem-12

Na imagem abaixo foi criada uma cascata muito linda e encantadora, perfeito para quem curte a natureza, elaborada com lindas pedras feitas de concreto, mas bem originais, com pequenas espécies de plantas dando um aspecto de cascata em meio a natureza, bem original e bastante criativa.

imagem-14

Aqui uma piscina feito em fibra com degraus para facilitar na hora de entrar, com deck de madeira ao redor embelezando ainda mais o ambiente, e a cascata feito em inox fixada a parede que foi feita com detalhes em pedras de ardósia e partes em madeira para combinar com a deck.

imagem-15

Porém, para que essa cascata seja condizente com a sua beleza na piscina, o inox precisa ser de qualidade, uma vez que em contato com a água clorada e mais a incidência dos raios do sol, o inox se não for de boa qualidade, logo perde o brilho e enferruja. Mesmo assim, uma cascata de inox precisa de cuidados periódicos.

Além disso, pelo fato de o inox contribuir com o aquecimento da água, melhor é escolher um local onde os raios do sol não incidam diretamente sobre a cascata, pois do contrário, no caso de alguém se aproximar para tomar “banho de cachoeira” poderá se queimar.

Em geral essas cascatas oferecem um acabamento em aço escovado e são fixadas no piso ao lado da piscina.

Cascata em alvenaria – esse tipo de cascata pode ser construído com menos custo e com detalhes diferenciados de acordo com o gosto de cada um. A cascata é construída com tijolos, cimento areia, entre outros materiais e, para modelos mais atraentes ainda podem ser revestidas com azulejos ou mesmo com pequenas pedras.

iamgem-13

As cascatas feitas com pedras de concreto, com seus mais diferentes formatos, são as mais exigidas e mais procuradas, exatamente por proporcionar uma beleza incrível e dar um aspecto de estar em meio a natureza.

imagem-6

imagem-7

Seja em piscinas com seus tamanhos maiores ou até mesmo em pequenas e delicadas formatos, as cascatas feitas em concretos imitando pequenas pedras, com seus mais incríveis formatos, especialmente quando houver muitas plantas, ficam incrível e deixam seu ambiente ainda mais atrativo e aconchegante.

imagem-8

imagem-9

Para o fornecimento de água para essa cascata, podemos providenciar uma tubulação com canos normais que ficarão escondidos no meio de toda a estrutura e, nesse caso, a preocupação maior fica apenas por conta do local de saída.

Cascata em fibra – esse é um tipo de cascata mais simples e com isso, tem valor mais reduzido também. Apesar de produzirem jatos de água menores elas são bem versáteis e se adéquam em qualquer piscina.

E para quem desejar, existem os modelos que ficam embutidos na parede e com isso permitem um acabamento mais estilizado podendo até combinar com um sistema de iluminação e dar o espetáculo no período noturno.

Cascata para piscina de pedra – esse tipo de cascata fica bem sofisticado, porém é preciso pagar por um valor nada acessível. Para se conseguir um modelo ideal, precisamos de um bom projeto para essa cascata e, além disso, para não dar problemas, também precisaremos investir e bons profissionais para executarem o trabalho.

Para esse tipo de cascata podemos usar as pedras diversas, mas é bom saber que quanto mais ela ficar parecida com uma cascata natural, maior será o impacto no visual da piscina.

imagem-16

imagem-17

Quanto maior o espaço mais criativo vai ficar sua cascata, podendo usar sua imaginação, e deixar o ambiente com mais aspecto de natureza possível, podendo ousar em varias cascatas, até chegar a piscina, com muitas palmeiras, muitas pedras, o mais original possível tudo para deixar seu ambiente com a cara da natureza.

imagem-18

Pequenos tobogãs podem ser feitos acoplados a cascata feitas com pedras, para tornar ainda mais atrativo o lugar.

imagem-19

imagem-20

Cascata no deck – assim como as cascatas em alvenaria ou de pedra, também é possível projetar uma cascata que ficará oculta no deck da piscina. Para isso, basta ter cuidado na tubulação de distribuição da água e mantê-la oculta em baixo dessa superfície que em geral é construída de madeira nobre.

É claro que além dessas opções em cascatas para piscinas ainda podem ser criados projetos mais ousados, como aqueles com saída da laje, como as cascatas com jatos iluminado com fibra ótica e tantas alternativas que um bom orçamento poderá garantir.

Com tantas opções em modelos e materiais para uma cascata de piscina, também é preciso entender que quanto mais arrojado for o projeto, maior deverá ser o cuidado na escolha dos profissionais que deverão realizar o trabalho de instalação para essas cascatas. Outro detalhe que precisamos entender é que quanto maior a queda d’água que desejarmos para essa cascata, maior deverá ser a potência da bomba para impulsionar a água.

Para quem desejar buscar por cascatas para piscinas prontas no mercado, existem algumas marcas de conceito que oferecem seus modelos bem característicos, entre elas a Igui que também distribui piscinas nos mais variados tamanhos e modelos. Alguns modelos da marca:

imagem-21

imagem-22

imagem-23

imagem-24

imagem-25

Cascata Flipper – esse modelo de cascata é fabricado em polietileno de baixa densidade e também é bastante resistente aos raios UV. A peça que tem uma altura de 76 cm e largura de 70 cm é muito fácil de limpar e dispensa maiores cuidados e é ideal para piscinas com crianças.

Cascata Fred – esse modelo de cascata da Igui também é ideal para piscinas de crianças e também é fabricada em polietileno que resiste a incidência dos raios UV.

Outra marca de conceito no mercado é a Sodramar que entre os modelos disponibilizados no mercado está o modelo Canyon. Esse modelo traz um design bem inovador que também contribui favoravelmente com a oxigenação da água da piscina.

Essa cascata é fabricada em aço inox que confirmar maior resistência e durabilidade.

É claro que tudo fica mais fácil quando pretendemos instalar a piscina e já adequamos a cascata ao projeto, mas para quem já tem a piscina instalada e desejar colocar esse acessório a mais na piscina, precisamos arcar com os custos. Nesse caso, as melhores opções são sempre os modelos em inox que facilitam o trabalho de instalação.

Porém, antes de tudo, nesse caso, é melhor pesquisar com cuidado primeiramente para certificar-se sobre as melhores opções em marcas e modelos para essas cascatas, e depois disso, garantir-se também quanto ao profissional que realizará o trabalho de instalação.

A água da cascata deverá sair da piscina e voltar para ela e para isso, será preciso de uma motobomba e a tubulação adequada ao funcionamento dessa cascata. Por isso, será preciso pensar na rede hidráulica com reformas no piso ao lado da piscina e também uma rede elétrica adequada ao funcionamento da motobomba.

Tudo isso, precisa ser planejado para evitar maiores estragos e garantir o bom funcionamento dessa cascata.

imagem-26

imagem-27

imagem-28

imagem-29

Com respeito a essa motobomba, essa pode ou não fazer o sistema de filtragem da água. Nesse caso, se optarmos por uma motobomba exclusiva para a cascata, ela poderá ficar ligada continuamente, mas se optarmos por integrá-la ao sistema de filtração, provavelmente ela só irá funcionar quando o sistema de filtragem estiver acionado.

Depois disso tudo, se está pensando em colocar uma cascata em sua piscina, primeiramente faça suas pesquisas nos sites especializados na internet para conhecer melhor sobre os modelos disponíveis no mercado com suas marcas. E no caso de construir um modelo mais exclusivo no local, também para eles existem dicas bem valiosas, é só conferir.

Esse tipo de investimento no imóvel todos sabem que não tem um custo muito acessível, por isso, o melhor a fazer e se planejar e buscar por um bom projeto para não errar. É bem verdade que quando ainda estamos planejando colocar uma piscina, essas cascatas podem até ser incluídas no plano de instalação da piscina.

Mas o cuidado maior é quando essa cascata será acrescentada a piscina, pois é preciso fazer um projeto que realmente se adéqüe ao ambiente evitando ao máximo possíveis estragos no momento dessa instalação.

Então, na medida do possível opte por um projeto mais simples ou então bem sofisticado, mas que evite o quebra-quebra do piso ao redor da piscina o que certamente baixará os custos e evitará maiores preocupações. E é bem por isso, que saber escolher um bom profissional para realizar o trabalho fará a diferença.