Como acabar com infiltração na parede passo a passo

Saber como acabar com infiltração na parede pode ser providencial, pois esse problema pode acontecer a qualquer momento e por motivos vários. Uma infiltração pode aparecer em qualquer região do imóvel, porém, é mais comum em áreas denominadas úmidas, como as paredes do banheiro, na área de serviço ou então na cozinha uma vez que são nesses cômodos que encontramos as tubulações de água.

Por conta de uma infiltração na parede, sofremos com problemas como o bolor e a deterioração dessa parede, e se não for tratado com urgência certamente ela se perderá.







como acabar com infiltração causada por umidade na parede

como acabar com infiltração na parede dica







Motivos para a infiltração – entre os motivos principais para uma infiltração podemos destacar a falta de um bom sistema de impermeabilização na laje, nesse caso ela tanto pode aparecer no teto como escorrer para a parede.

Vazamento de tubulação – outro motivo bastante comum são os rompimentos de tubulação nas paredes. Essa tubulação pode até ter sido bem feita, porém, com o tempo, algum problema pode causar o rompimento da tubulação, mesmo não sendo tão drástico, porém, o suficiente para ser percebido nas paredes escurecidas e molhadas.

Telhas quebradas – certamente as telhas quebradas em cima da casa causam grandes transtornos de infiltração se não forem descobertas logo. Basta uma chuva para que o problema comece a se manifestar.

Calhas – outro problema que pode causar as infiltrações são as calhas, especialmente quando o telhado é embutido. Nada contra as calhas, é claro, mas essas precisam se supervisionadas com frequência para evitar entupimentos.

Problemas com a casa do vizinho – esse é um problema bastante comum, uma vez que as construções são feitas muito rente a divisa e nem sempre os sistemas de calha funcionam como deveriam e como resultado, alguém vai sofrer as consequências com a água da chuva escorrendo diretamente contra a parede do outro imóvel e causando as infiltrações.

Diante de uma situação assim, mais do que depressa é preciso tomar providencia, e para isso, é preciso primeiro abrir a parede com cuidado, encontrar essa tubulação e corrigir o problema, seja com a troca da tubulação ou de uma conexão que esteja com o problema.

Seja qual for à causa do problema, a solução será resolver o problema, pois por mais que de repente seja muito simples, ele existe e quanto mais tempo demorar a resolver esse problema mais vai aumentar os transtornos, e como para cada caso é um caso, ao ser detectado o problema e a sua origem, é preciso primeiramente estudar as possibilidades de solução para optar por aquela que menor transtorno poderá apresentar.

Umidade a menos de 1 metro de altura na parede – quando acontece esse tipo de umidade nas paredes, esses são fortes indícios de que não houve uma impermeabilização correta na fundação do imóvel. Porém, é preciso tirar as dúvidas, pois ainda pode ser problema relacionado a outras causas.

Bom, seja qual for o problema é preciso primeiro combatê-lo com uma solução correta e depois, é claro corrigir a parede.

como acabar com infiltração na parede maneira fácil como acabar com infiltração na parede passo a passo

No caso de infiltração por conta das intempéries do clima, o melhor é logo buscar por um impermeabilizante para se possível passar no lado externo da parede afetada, e depois, também na área interna, uma vez que a pintura, e bem provável que precisará ser refeita.

Primeiro de tudo – antes de passar o impermeabilizante, é preciso permitir que a parede seque primeiro e em algumas situações ainda poderá ser preciso raspar todo o reboco para ser refeito.

Se o problema acontece quando já estamos morando na casa, o jeito é contar com a sorte e quem sabe com o profissionalismo de uma pessoa que realmente entenda do assunto para resolver esse problema, porém, quando a casa está ainda sendo construída, é preciso seguir corretamente as instruções técnicas estipuladas pelo engenheiro, não se esquecendo de colocar um bom sistema de impermeabilização na fundação da casa.

Muita gente preocupa-se em construir, mas exige economia nos gastos com os materiais de construção, porém, para esses itens não podemos pensar em economizar, pois além de usar um impermeabilizante, este precisa ser realmente eficaz, uma vez que depois de construído o imóvel não teremos como mexer.

Sendo assim, seja uma tubulação com problemas, seja a falta de impermeabilização na estrutura do imóvel, seja uma telha quebrada, ou então uma falha causada por conta do imóvel do vizinho construído muito perto do seu, esses são problemas que podem ser evitados, desde que toda o trabalho de construção seja feito por profissionais competentes.

Tipos de infiltração – na verdade existem 2 tipos básicos de infiltração, o de causa interna e os problemas que chegam de fora. As infiltrações de causa interna estão diretamente ligadas aos problemas com a tubulação, e, nesse caso, não tem outro jeito senão quebrar a parede com cuidado procurando fazer o menor estrago possível para achar a tubulação, consertar o tubo ou a peça com problema e fechar a parede novamente.

Já as infiltrações por causa externa têm tudo a ver com a falta de impermeabilização das paredes, que então, também precisam ser impermeabilizadas.

como acabar com infiltração na parede

dicas de como acabar com infiltração na parede

Mas independente da causa dessas infiltrações, o problema precisa ser resolvido com a maior brevidade possível, do contrário essas infiltrações colocam em risco toda a parede que poderá ruir cedo ou tarde.