Como colocar rodapé de madeira na parede, passo a passo

Saber como colocar rodapé de madeira na parede certamente é uma tarefa que todos nós deveríamos aprender, mesmo porque, em nossos dias, é muito comum, assumirmos alguns trabalhos de acabamento dentro de casa com o intuito de economizar. Além disso, por vezes podemos precisar trocar alguma peça de rodapé, e se soubermos como fazer, evitaremos pagar pelo trabalho de um profissional.

Sabemos que os rodapés são muito importantes quando se trata de acabamento em um imóvel, e além de deixar cada ambiente mais elegante, eles ainda protegem a parede contra a sujeira que poderia acontecer no momento de limpar a casa.







como colocar rodapé de madeira aprenda a instalar

como colocar rodapé de madeira branco







Vamos então ao trabalho que deve começar pela medição de toda a área onde será colocado os rodapés, para depois sair em busca do material. Para evitar riscos de faltar, é aconselhável comprar pelo menos 10% a mais da madeira.

Hoje podemos dispor de espécies de madeira maciça mais nobre para os rodapés, ou então os modelos fabricados a partir do MDF que também oferecem cores bem atraentes imitando as várias espécies de madeira.

Os rodapés fabricados a partir do MDF são bem versáteis, podem ser colocados onde quer que se desejar, e, além disso, eles vem de fábrica com um vão interno que abrange todo o seu comprimento destinado a colocar a fiação de sua casa, se por ventura for necessário.

É claro que por conta das opções em materiais para os rodapés, também os valores par esses rodapés tem preços variados, com isso, cada um tem a oportunidade de escolher o que realmente achar procura, desde se encaixe no seu orçamento.

Os rodapés são encontrados com alturas variadas, essas medidas vão de 6 cm que, nesse caso são os mais conhecidos, até os modelos mais largos chegando a passar os 12 cm de altura, porém a altura destes rodapés vai depender muito do tamanho dos ambientes. Para quem desejar saber, quanto maior o ambiente, mais alto pode ser o rodapé.

como colocar rodapé de madeira maneira fácil

como colocar rodapé de madeira modelos diferentes

Cortes – ao se iniciar a colocação dos rodapés, é importante não apenas acertar no comprimento das peças, mas também nos encaixes. E como garantia maior de acerto, onde os rodapés se encontram nos cantos, é preciso fazer um corte com ângulo de 45° para que esses encaixem fiquem perfeitos.

Fixação – depois de cortados os rodapés, estes devem ser fixados a parede com ajuda de cola branca. Nesse caso, é preciso acertar bem cada peça antes de usar a cola na parte traseira e pressioná-la contra a parede para que esta se prenda corretamente.

Buchas – em algumas situações ainda são usadas as buchas com parafusos para a fixação dos rodapés, essa é uma boa idéia, especialmente quando existe a necessidade de passar fios por detrás desses acessórios. Nesse caso, fica mais fácil retirar as peças em caso de necessidade.

Quando se usa os parafusos com buchas, também é necessário fazer uma cava para esconder a cabeça dos parafusos, com isso, após parafusados a parede, é só colocar um pouco de massa acrílica sobre a cabeça desses parafusos para deixá-los escondidos.

De todo o trabalho de colocação dos rodapés, na verdade a preocupação maior é com respeito aos encaixes nos cantos. Para esse momento é necessário um cuidado bem especial para acertar no corte angular.

Depois de feitos os encaixes nos cantos, para esconder possíveis falhas que tenham sobrado por conta do corte com problemas, também ai é necessário usar a massa acrílica para cobrir as imperfeições.

Depois então de completado todo o trabalho de colocação dos rodapés, será melhor passar uma camada de esmalte sintético a base de água para esconder de vez as possíveis falhas de colocação.

como colocar rodapé de madeira passo a passo

como colocar rodapé de madeira tom sobre tom

Sabemos da importância de fazer esse trabalho perfeito sem deixar falhas, mas para que esses rodapés cumpram com o papel de decorar enquanto protegem as paredes, estas também precisam estar muito bem acabadas.

Se houver qualquer falha na parede, como, por exemplo, algumas partes tortas, ou mesmo o piso fora de nível, pode ficar complicado para assentar com perfeição esses rodapés.

Por isso, antes de começar esse trabalho, passe uma linha contra a parede e também sobre o piso para certificar-se de que tudo vai dar certo com as peças prendendo-se facilmente a parede.

Um detalhe que deve ser pensado e analisado é a possibilidade de pintar o rodapé com uma cor diferente antes mesmo da colocação. Esse trabalho pode ser feito com antecedência para se tornar mais fácil.

Depois de colocado, além da postura que deverá ser tomada para pintar as peças, ainda será preciso um cuidado especial para não rebocar o piso ou a própria parede.

Bom, com tantas opções em modelos de rodapés no mercado, melhor mesmo é parar e fazer planos, mas enquanto isso, nada mais justo do que buscar pelas lojas de materiais de construção para conferir de perto as características desses materiais, certificando-se das qualidades que cada tipo de rodapé com sua cor específica poderá oferecer.

como colocar rodapé de madeira tutorial

dicas de como colocar rodapé de madeira

Na hora então da colocação, certifique-se de que realmente você dará conta do recado, do contrário, melhor é buscar por um profissional capacitado para fazer o trabalho.