Como construir parede de tijolos como um mestre de obras

Saber como construir parede de tijolos pode ser bem interessante em nossos dias, uma vez que a mão de obra profissional é cara e nem sempre estamos dispostos a pagar por um bom pedreiro para realizar uma reforma ou construção. Por isso, se temos uma idéia de como tudo funciona, podemos nos arriscar a realizar pequenas reformas aproveitando para economizar.

É claro que para começar a erguer uma parede de tijolos precisamos de uma base firme que vai sustentá-la, mas em relação apenas a essa parede, o que precisamos cuidar é o seu alinhamento e o seu prumo.







Para quem não conhece sobre o assunto, aconselhamos a começar com algo pequeno, quem sabe a casinha do cachorro, uma pequena churrasqueira sem muitos detalhes, quem sabe um conserto no muro de casa. Isso vai garantir maior segurança ao necessitar encarar uma parede maior.

Para iniciar a construção precisamos da massa, e essa é preparada com cimento, areia e cal com uma medida de 7 latas de areia, 1 lata de cal e mais 1 lata de cimento para que a massa fique bem consistente e firme. Nessa hora a água deve ser usada de maneira a deixar a massa não muito mole nem tão dura.







Antes de continuarmos ainda devemos lembrar que existem modelos variados de tijolos, como também tamanhos diferentes, alguns com 4 furos, outros com 6 furos, e até mesmo aqueles modelos maciços.

Por isso, antes de começar a parede, certifique-se de que os tijolos que serão usados apresentam um tamanho padrão, dessa forma, vamos ter a garantia de uma parede mais uniforme.

Desenho  solução

Aprenda como levantar uma parede de tijolos - Passo a passo

como contruir parede com tijolos maciços

como fazer parede de tijolos aparentes com isopor

dicas de como construir parede com tijolos

dicas para construir paredes com tijolos

Preparo da base – cave uma pequena vala e certifique-se de que a base nessa vala apresente o terreno bem firme. Coloque uma primeira massa sobre essa base, nesse caso pode até ser massa de concreto com espessura de aproximadamente 5 cm, em cima da qual será assentada a primeira camada de tijolos.

Paredes retas – para construir as paredes retas, precisamos primeiro assentar os tijolos guia, aqueles que ficam nas pontas, tomando todo cuidado para que fiquem bem assentados, uma vez que são eles que ditarão o alinhamento dessa parede.

Após assentar os tijolos guia, esticamos uma linha para evitar que a parede fique torta e podemos continuar o trabalho, tijolo a tijolo. A massa deve ser colocada na base e nas laterais de cada tijolo uma vez que precisamos uni-los corretamente para que a parede fique bem firme.

Também é importante lembrar-se de recolher o excesso de massa que vai sobrando de cada tijolo que está sendo assentado, isso vai oferecer maior economia de material e o trabalho ficará mais caprichado. Além disso, é importante preencher as juntas dos tijolos deixando-os bem unidos um ao outro.

Segunda camada – ao começarmos uma segunda camada dessa parede, devemos lembrar que os tijolos devem ficar amarrados, e, nesse caso, como se trata de uma parede apenas, como começamos com tijolos guia inteiros, agora vamos colocar apenas meio tijolo como guia, isso fará com que haja uma amarração de tijolos por toda a extensão da parede.

O procedimento para assentar a segunda fileira de tijolos a partir daí é o mesmo, colocamos a linha bem esticada para que essa parede não entorte. Além disso, precisamos já verificar o prumo nas duas pontas.

Terceira camada – para a terceira camada de tijolos, novamente começamos com os tijolos guia inteiros nas duas extremidades da parede. Depois de colocá-los, estendemos a linha novamente, conferimos o prumo, e damos continuidade ao assentamento dos tijolos, sempre observando que cada tijolo deverá ficar bem amarrado.

Colunas – é claro que dependendo da extensão dessa parede, poderá ser necessário que se coloque colunas divisórias que são feitas com o concreto e ferro, mas isso, já é outra história, o importante, nesse caso, é acertar essa parede apenas com o assentamento correto dos tijolos.

Em geral o trabalho de levantamento de paredes é sempre mais rápido e desde que haja uma boa fundação, com base segura para que possa suportar essa parede, e cuidando ainda para que a parede fique reta e aprumada, com certeza vai ficar bem feita e resistirá por muitos anos.

Não se compare a um profissional – pedreiros experientes em geral fazem o levantamento de paredes erguendo até 3 ou 4 fileiras de tijolos por vez ao invés de uma, mas é claro que a diferença da experiência conta muito nessa hora, por isso, se você realmente deseja se arriscar para fazer esse trabalho, contenha-se e vá devagar, e não se importe que se alguém lhe criticar pela demora.

O importante é fazer um trabalho bem feito e que possa perdurar, depois, na medida em que se adquire a experiência, a história será diferente.

Mas para que quem tiver dúvidas com respeito a esse trabalho, na internet encontramos alguns sites especializados que oferecem muitas dicas úteis para quem desejar aprender a trabalhar com direito inclusive a vídeos que ensinam todo o passo a passo desse trabalho.

Para evitar possíveis complicações, peça algumas dicas diretamente de um profissional competente, se você tem um amigo que exerce a profissão de pedreiro, certamente ele não vai lhe negar algumas aulas.