Decorando com Nichos pequenos para banheiro

Unindo o útil ao agradável e otimizando os espaços, os nichos pequenos para banheiro são sempre bem vindos, uma vez que contribuem para deixar o local com um visual diferente e ao mesmo tempo oferecem um espaço a mais para expor os produtos de higiene usados no ambiente.

Em nossos dias com os imóveis residenciais com tamanhos reduzidos, o banheiro é sempre o ambiente com espaços mais reduzidos, e, por conta disso, em algumas situações, não sobra espaço nem mesmo para um balcão maior. Nessa situação, podemos perceber a vantagem de existirem os nichos embutidos ou não junto à parede.







Solução prática – não é de hoje que os nichos decorativos têm feito sucesso nos ambientes, e quando colocados no banheiro, oferecem espaço muito cômodo para xampus, condicionador e outros itens que precisam estar ao alcance de nossas mãos, e o melhor é que quando bem projetados, podem ser instalados tanto na área seca do banheiro como na área do Box.

fotos de nichos de banheiro
fotos moveis nichos de banheiro
nicho de banheiro com pastilha







Material – para contribuir nessa decoração, existem então algumas opções em material, tais como o vidro, a madeira ou então as espécies de pedra como o mármore ou o granito que também combinar com a bancada. Porém, não devemos esquecer que o material usado nesse nicho deve estar presente em outros pontos da decoração, combinando com grande estilo.

Ainda para os modelos embutidos, em nossos dias é muito comum revestir com as pastilhas vitrificadas, acompanhando o revestimento da parede, mas para quem desejar economizar, ainda tem o próprio revestimento cerâmico tradicional que garante um bonito acabamento junto com as bordas de alumínio em cores variadas encontradas nas lojas de material de construção.

Para se ter uma idéia, no caso de um nicho embutido, para uma parede de 15 cm de espessura, podemos aproveitar para preparar o nicho com 10 cm de profundidade e ainda acrescentar mais 5 cm que ficará exposto, isso ainda com tamanho variado.

nicho para por shampoo no banheiro
nichos de banheiro com pastilha
nichos de banheiro prateleira de vidro

Cuidados – na hora de projetar e instalar esses diferenciais no banheiro é importante cuidar com o alinhamento, pois as extremidades não podem ter medidas diferentes em relação à parede, esse erro pode tirar toda a beleza buscada na decoração. Esse cuidado é mais importante no caso de nichos embutidos ou semi-embutidos.

No caso de optarmos por nichos externos, fica até mais fácil desde que os espaços não sejam comprometidos, uma vez que esses nichos podem ser padronizados em tamanhos e profundidade.

Porém, para ambientes menores, é preciso analisar com cuidado a possibilidade de um nicho externo, pois pode não ficar muito bem na decoração e mesmo para a praticidade no ambiente.

Se optarmos por nichos externos, ainda é possível criar opções na forma da instalação, com arranjos diferenciados, mas isso fica por conta da imaginação, levando em conta todas as possibilidades para melhor adequá-los nas paredes.

Formatos e tamanhos – esse diferencial para a decoração tanto de banheiros como para os demais ambientes do imóvel possuem formatos e tamanhos variados, e sejam os modelos redondos, quadrados, retangulares, triangulares, ou ainda outro formatos que a criatividade permite preparar, cada opção com seu tamanho especial tem tudo para garantir uma beleza diferente no banheiro e valorizar a decoração.

nichos para banheiro pequenos
nichos para banheiro
nichos planejados de banheiro

Um nicho projetado e construído embutido tem maior estilo, porém, estes necessitam de um trabalho de profissional e quando as paredes já estão prontas ainda existem os transtornos do quebra-quebra, por isso, para evitar maiores constrangimentos, os nichos externos são os mais indicados.

Fica mais cômodo buscar então pelos modelos externos para ser colados a parede, um trabalho que não exige tanto esforço, sem necessidade de um profissional experiente para realizá-lo.

Facilidades – para quem desejar, já existem algumas lojas especializadas em pedras decorativas que fornecem os nichos de acordo com o que necessitamos. Com isso, se a opção for por nichos embutidos ou externos, basta preparar o local onde o nicho será instalado e encomendar sob pedido um modelo de acordo com as necessidades.

Quando esses nichos forem instalados fora da área do Box, local mais livre da umidade, ainda podemos optar por modelos mais baratos fabricados sob medida em madeira de MDF, revestidos em pintura de laca para ajudar no acabamento e proteger contra os riscos.

Analise o que será colocado em cada nicho, e só depois disso, decidir-se pelo tamanho que ele vai ter, e uma vez que o tamanho fica a critério de cada um, o cuidado é com relação à altura de cada nicho, seja ele semi-embutido, embutido ou externo.

nichos prateleiras de banheiro

Sendo assim, para paredes com uma estrutura apropriada, esse nicho pode até ser bem comprido, mas melhor é que tenha no mínimo 30 cm de altura, o que ficará ainda mais funcional.

Se fizermos uma visita aos sites especializados em decoração de interiores, vamos encontrar muitas dicas que podem contribuir com nossas próprias idéias e assim facilitar nas melhores escolhas para esse diferencial na decoração do banheiro.

Depois de decidirmos o que fazer, e com um projeto em mãos, se optarmos por nichos semi-embutidos, ainda precisamos nos garantir com a mão de obra profissional para realizar o trabalho, uma vez que o investimento não é muito barato, não convém facilitar.