Dia de São João 24 de junho confira imagens

Coincidindo com a chegada do inverno o Dia de São João é comemorado no dia 24 de junho quando se comemora a maior festa entre as festas juninas uma tradição presente no Brasil já há muitos anos quando então é festejada com muita comida típica derivada dos produtos colhidos na época e muita diversão.

São João é conhecido como o ‘Santo Festeiro’, e as comemorações podem provar isso, pois são marcadas com muita dança fogos e fogueira e por conta disso, tem a fama de ser a festa junina mais esperada em todos os anos.







O Dia de São João segundo algumas tradições lembram o nascimento de João Batista que foi o precursor de Jesus Cristo responsável pelo batizado do Messias nas águas do Rio Jordão e nessas festas geralmente são servidos pratos derivados do milho, do amendoim, da mandioca entre outros.

Comemorar a festa de São João não é apenas um costume de brasileiros, pois na verdade esse costume foi trazido pelos portugueses, mas também tem outros países europeus que costumam festejar o santo, e se pesquisarmos mais a fundo vamos descobrir que a festa tem sim um princípio pagão, que comemorava o solstício de verão no hemisfério norte que ao chegar ao hemisfério sul ficou associada ao solstício de inverno.







Com respeito aos festejos para o Dia de São João, no Brasil a região que mais se anima com as festas é a região nordeste com direito a forró, caminhada sobre as brasas, e muita comida típica para animar a todos os foliões.