Dicas de atividades para treinar coordenação motora

Quando o assunto é sobre as atividades para treinar a coordenação motora, precisamos entender que existe a coordenação motora fina que envolve apenas os exercícios com as mãos, enquanto que a coordenação motora ampla envolve os movimentos para todo o corpo com exercícios físicos dos mais leves aos mais pesados.

Existem muitas atividades que podem ser passadas para as crianças para fortalecer a coordenação motora fina, permitindo que ela adquira maior firmeza na mão enquanto que aumenta seus conhecimentos, e uma das muitas idéias são os desenhos para colorir que podem apresentar temas diversos, tais como os desenhos dos personagens das histórias infantis, tema de Páscoa, tema do Natal, animais, carros, entre outros.







Ainda entre as atividades para treinar coordenação motora fina, podemos sugerir o treino da escrita, e nesse caso a criança também fixa a leitura conhecendo melhor as letras. Ainda podemos apelar para os jogos, especialmente os jogos com bola o que contribuirá para que as crianças melhorem suas habilidades manuais.

Já para aperfeiçoar a coordenação motora ampla podemos indicar os diversos exercícios de deslocamento, onde cada criança vai provar suas habilidades, velocidade e resistência participando de brincadeiras como jogo com bola, pega-pega, corridas diversas, entre outros.







Apesar de ser condenada por muitos estudiosos as atividades para treinar coordenação motora fina ou ampla são imprescindíveis para a saúde do aluno, porém é preciso que o professor esteja consciente do que de fato cada aluno precisa para incentivá-los devidamente no seu desenvolvimento. Se acaso você precisar de algumas dicas sobre essas atividades, faça uma visita aos sites na internet e escolha as melhores opções.