MESA DE CENTRO modelos PARA SALA pra decorar o ambiente

Bem sabemos do quanto é importante uma mesa de centro para sala, pois esse móvel tanto valoriza a decoração como serve de apoio nos diversos momentos quando estamos usando esse ambiente. Por conta de sua necessidade tanto na sala de estar residencial como também em salas de escritórios, esses móveis são encontrados nos mais diversos modelos, formatos e tamanhos.

Apesar da necessidade desse móvel para a sala, é preciso lembrar que para ambientes menores, elas podem não ficar muito bem, pois em primeiro lugar é importante prezar pelos espaços para a circulação nesse ambiente, e, nesse caso, quem sabe será melhor optar por uma mesa de canto que aparentemente vai oferecer as mesmas funções.







Outra preocupação que precisamos ter é quanto a presença de crianças pequenas dentro de casa, pois as mesinhas de centro em geral são baixas, e isso, pode causar algum perigo para as crianças que podem cair sobre essas mesas e se machucarem. Por isso, não é que sejam desaconselháveis, mas é preciso ter mais cuidado nas escolhas.

As mesas de centro devem ter uma altura igual ou menor que a altura dos assentos dos sofás, por isso, em caso de existirem as crianças pequenas em casa, ao optarmos por modelos que pelo menos alcançam a altura mais alta, certamente a segurança será maior para prevenir possíveis acidentes.







Quanto a escolhas – quando se trata de escolher uma mesa de centro, bem sabemos que esse móvel deve ser versátil, pois tanto deve estar apto a apoiar cinzeiros, uma xícara de café, ou objetos maiores como revista, objetos decorativos, mas não devemos esquecer que alguns modelos são utilizados até mesmo como apoio aos pés, por isso, é necessário que nos preocupemos também com a sua resistência.

imagem-3

Aqui um modelo feito em madeira maciça, em formato quadrado, colocado em diferentes posições, com rodinhas, para facilitar na hora da faxina, sobre ela revistas e vasos de vidro com enfeite.

imagem-4

Já aqui uma mesinha de centro mais delicada, toda em vidro, no formato retangular, com pés em inox, modelo estilo um nicho para colocação de livros ou revistas, sobre a mesinha um lindo vaso com tulipas e um pequeno cinzeiro de inox.

imagem-6

Na imagem abaixo podemos ver uma mesinha de centro feita em madeira maciça estilo rústico, tamanho maior, com vários livros e alguns objetos decorativos, no chão um tapete com listras com tons combinando com a mesinha e o restante da decoração, muito modernidade e sofisticação neste modelo de decoração.

imagem-7

imagem-8

Para facilitar nas escolhas quanto ao formato dessa mesa de centro é importante levar em conta a comodidade para se trafegar no ambiente, por isso, analise a posição do jogo de sofá, é importante que as pessoas que estiverem sentadas no sofá tenham iguais facilidades para alcançar a mesa quando necessário sem precisar depender de ajuda.

Saber escolher é importante – é claro que cada modelo de mesa com seu tamanho precisa ser escolhido conforme o tamanho de cada sala, por isso, quanto maior a sala ou pelo menos o quadro onde estarão colocados os sofás, maior deverá ser o tamanho da mesa. Porém para ambientes bem amplos podemos optar pelos aparadores para ficar colocados tanto atrás dos sofás como na sua lateral.

Material usado nas mesas de centro – como não poderia ser diferente, as mesas de centro para sala oferecem algumas alternativas quanto ao material utilizado na fabricação. Vamos a elas.

Ferro – para quem optar por uma decoração mais rústica na sala, as mesas de ferro trabalhadas são as melhores escolhas para combinar. Estas certamente podem oferecer formatos tamanhos e modelos bem opcionais. Em algumas situações além da estrutura em ferro, encontramos o vidro, a madeira ou mesmo outros materiais para combinar.

Madeira – sem dúvida alguma, a madeira é sempre bem vinda na decoração, pois esse material combina facilmente em qualquer estilo, e com isso, as mesas feitas com a madeira, independente dos modelos que podem apresentar estão entre as melhores escolhas para esse móvel.

imagem-9

Aqui uma mesinha de centro feita com a base de ferro e o restante em vidro, modelo quadrado, com vários objetos de decoração sobre ela.

imagem-10

Já esta feita em madeira envernizada, na cor preta, modelo quadrado, com alguns objetos decorativos como enfeites.

imagem-11

Para quem curte uma decoração ousada e bem colorida, e com estilo bem rústico, na imagem logo abaixo esta uma ótima opção, o estofado com cores neutra e com muitas almofadas coloridas, na parede prateleiras em madeira para colocação de objetos, um lindo lustre fixado ao teto, mas o destaque ficou para a mesinha de centro feita com paletes de madeira rústica, e um lindo tapete felpudo.

imagem-13

Plástico – fabricadas em plástico especial de maior resistência, esse tipo de mesa de centro é mais leve e contribui para evitar acidentes. De igual forma, elas são encontradas em modelos que facilitam na adequação dos espaços da sala.

Vidro – para ambientes modernos, as mesinhas de centro para sala fabricadas em vidro são ótimas escolhas, desde que se tenha o cuidado com as crianças por perto. Essas mesas além de contribuir facilmente com a decoração tornam esses ambientes bem elegantes e ainda colaboram com a impressão de ambientes mais amplos.

Por isso, as mesas de vidro são as mais indicadas quando o ambiente da sala é de menor dimensão.

Mesa de centro espelhada – um modelo de mesa para ambientes modernos ou mesmo para uma decoração neutra, porém, por ser uma mesa que vai refletir o restante da decoração é importante que toda a decoração tenha uma perfeita harmonia de detalhes.

Mesas criativas – para quem desejar investir em uma decoração bem diferente também pode optar por modelos de mesas criativos, e para isso podemos aproveitar materiais reciclados como revistas, garrafas PET, paletes, caixas de feiras, entre outros materiais. Nesse caso, é só providenciar os materiais, colocar a cabeça para funcionar e criar os próprios modelos de acordo com os próprios desejos.

Mesa com PET – uma boa dica para quem desejar uma mesa diferente é providenciar duas placas de MDF ou MDP que não precisam ser tão espessas, desde que tenham o mesmo tamanho no corte. Além disso, será preciso providenciar diversas garrafas PET do mesmo tamanho com tampa e mais um material elástico para prender as garrafas.

Como fazer – coloque uma das placas de MDF ou MDP no chão e em seguida coloque as garrafas PET agrupadas uma ao lado da outra, pois elas servirão de alicerce para a base que virá por cima. Depois de agrupadas as garrafas deverão ser amarradas de forma a não se separarem, nesse caso é preciso usar o cinto elástico.

Depois disso, é só colocar a outra placa de madeira por cima das garrafas e a mesa estará pronta. Para garantir maior resistência a mesa e impedir que a placa superior se desloque de cima das garrafas, podemos fazer alguns furos tanto na placa em baixo como na placa superior e prendê-las com sisal apertando-as bem para prensar melhor as garrafas.

Mesa de vidro com revistas – outra opção bem criativa para uma mesa de centro é fazê-la usando duas placas de vidro temperado que deverão ser providenciadas em uma vidraçaria e revistas. Porém já vamos adiantando que dependendo do tamanho, essa mesa poderá ficar bem pesada.

imagem-14

imagem-15

imagem-16

Aqui uma mesinha de centro mais moderna feita em madeira maciça com a tampa espelhada, perfeita para ser usada em uma decoração clássica e moderna, como a que podemos ver na imagem abaixo, juntamente com a mesinha.

imagem-18

imagem-19

Como fazer – a exemplo do modelo com PET, vamos usar uma placa de vidro temperado para base e colocar diversas revistas enroladas em forma de tubo para servirem de alicerce para a parte superior da mesa com a segunda placa de vidro. Essas revistas também deverão se manter agrupadas uma ao lado da outra e seguras com uma cinta elástica apropriada.

Esses são apenas duas opções para quem desejar uma mesa de centro bem criativa, coloque sua mente para trabalhar e crie outros modelos se desejar.

Mas se acaso o seu interesse não é esse e você preferir buscar por um modelo entre as mesinhas de centro para sala encontrados no mercado.

Alguns modelos encontrados a pronta entrega no mercado

Mesa de centro Dalla Costa modelo TB63 – essa mesa de centro é fabricada com placas de MDF e traz um acabamento com pintura em alto brilho na cor preta em sua base e cor preta fosca nas laterais. A mesa em formato quadrado tem um tamanho de 91 cm de profundidade, 91 cm de largura e ainda 27 cm de altura.

Mesa de centro Barrocarte modelo Beauty – esse modelo de mesa de centro é fabricada com a madeira maciça de demolição e confirma um bonito design com detalhes trabalhados que ajudam a valorizar tanto o móvel em si como a decoração como um todo.

Esse modelo de mesa de centro tem uma profundidade de 1,00 metro, comprimento de 1,00 metro e altura de 0,40 metro.

Mesa de centro Artely modelo Caribe – esse é mais um modelo bem elegante de mesa de centro para sala de estar. A mesa é fabricada com placas de MDF e recebe um acabamento em pintura UV para confirmar maior resistência a riscos e maior durabilidade.

O modelo tem uma altura de 37 cm, profundidade de 45 cm e mais uma largura de 80 cm e é fornecida na cor cinza.

Mesa de centro Woodinn modelo Presley – fabricada com painéis de MDF, essa mesa traz um revestimento em melanina de alta resistência. O modelo oferece os pés em madeira maciça de eucalipto com acabamento stain e também traz um compartimento para armazenar revistas e outros objetos.

Para maior segurança esse móvel apresenta os cantos arredondados e oferece um tamanho de 70 cm e largura, 70 cm de profundidade e 30 cm na altura. O móvel é distribuído no mercado na cor branca para combinar facilmente na decoração.

imagem-20

mesa-de-centro-para-sala

sala-com-mesa-de-centro

Outra opção que é muito criativa e bem interessante, são as mesinhas de centro feitas com aquários, como podemos ver na imagem logo abaixo, perfeitas para quem quer ter um aquário dentro de casa e não tem opção de lugar para coloca-lo.

mesa-de-centro-aquario

mesa-de-centro

Esses são apenas alguns modelos de mesas de centro para sala que vamos encontrar no mercado, mas existem modelos para todos os gostos e necessidades, sempre com propostas de combinarem com nos diversos estilos de decoração. Por isso, aproveite para visitar as lojas moveleiras para conhecer de perto esses móveis com suas características.

Antes disso ainda, faça uma pesquisa nos sites especializados em decoração na internet para conferir modelos e melhores opções para a sua sala. Você ainda poderá conferir os modelos disponíveis encontrados nas lojas online e fazer então um bom negócio sem precisar sair de casa.

Seja como for, cuide para acertar nas escolhas, e para isso, certifique-se dos espaços disponíveis na sua sala e adeque o modelo escolhido com a decoração do seu ambiente. Independente do modelo escolhido certifique-se das qualidades dos materiais empregados na fabricação desses móveis.