Tabela de alimentos e suas vitaminas para nutrição

Conhecer uma tabela de alimentos e suas vitaminas certamente é importante na vida de quem deseja viver com mais saúde, as vitaminas não são produzidas pelo organismo, por isso, devem ingeridas regularmente. Cada vitamina tem suas funções para a saúde do corpo, por isso, além de prover o organismo é preciso que essa provisão seja em níveis equilibrados.

Infelizmente em nossos dias quando existe um cuidado em satisfazer os apetites sem levar em conta os tipos de alimentos ingeridos, é cada vez mais comum a presença de doenças diferenciadas por conta da carência ou dos excessos, não apenas de vitaminas como também de outros nutrientes que o corpo necessita.







Segundo alguns pesquisadores, as vitaminas não são sintetizadas pelo organismo, com isso, elas precisam ser ingeridas em pequenas porções a cada dia. Além disso, as quantidades de vitaminas a serem ingeridas diariamente têm muito a ver com o sexo da pessoa, sua idade, e principalmente conforme o estado de saúde de cada individuo.

Ainda precisamos entender que as vitaminas são classificadas como:







Tabela de alimentos e suas vitaminas por cor
Tabela de alimentos e suas vitaminas saudaveis

Hidrossolúveis – são as vitaminas solúveis em água como a vitamina C e também todas as vitaminas do complexo B. Essas vitaminas são eliminadas naturalmente pelo corpo através da urina.

Lipossolúveis – essas vitaminas são solúveis em gordura, são elas a vitamina A, D, E, além da vitamina K.

Vitamina A – essa vitamina tem um papel muito importante especialmente na saúde da visão, mas também é necessária para a saúde da pele e para os cabelos. Essa vitamina é encontrada nas hortaliças, especialmente nas folhas verdes, nas frutas de cor vermelha, amarela ou alaranjadas.

Vitamina B 1 – também conhecida como Tiamina, essa vitamina contribui diretamente com a saúde do sistema nervoso e circulatório, combate a fadiga, o estresse e a depressão, prevenindo os sinais do envelhecimento. A vitamina B 1 é encontrada nas folhas de alface, espinafre, nos cogumelos, grãos de cereais integrais, nozes, feijão, berinjela, entre outros vegetais.

Vitamina B 2 – conhecida também como Riboflavina essa vitamina contribui com a saúde da pele, previne doenças dos olhos como Catarata, e promove a produção da Adrenalina pelo organismo. A vitamina B 2 é encontrada em grãos integrais e vegetais diversos.

Tabela de alimentos e suas vitaminas para saude
Tabela de alimentos e suas vitaminas dicas

Vitamina B 3 – também chamada de Nicotinamida essa vitamina tem papel importante no controle dos triglicerídeos e colesterol, além de promover a saúde do sistema imunológico prevenindo diversas doenças. A vitamina B 3 é encontrada nos cereais integrais, na levedura de cerveja, na batata-doce, nos aspargos, no tomate e no abacate.

Vitamina B 5 – também chamada de Ácido Pantatênico, essa vitamina é necessária para a formação das células vermelhas no sangue. Essa vitamina também tem papel importante na formação de anticorpos e na saúde das cartilagens do corpo.

Essa vitamina é encontrada no amendoim, levedura de cerveja, abacate, no leite, entre outros alimentos.

Vitamina B 6 – conhecida por Piridoxina essa vitamina no corpo ajuda a prevenir as doenças cardíacas além de contribuir com a saúde do sistema nervoso central e com o fortalecimento do sistema imunológico para prevenir muitas outras doenças. A vitamina é encontrada nas sementes de girassol, na soja, amendoim, feijão, banana, espinafre, abacate, entre outros alimentos.

Vitamina B 7 – conhecida por Biotina, essa vitamina ajuda no controle de açúcar no sangue, contribui com o crescimento celular e ainda auxilia na produção de ácidos graxos no corpo. A vitamina B 7 é encontrada nas ervilhas, na couve-flor, no brócolis e em outros alimentos.

Vitamina B 9 – essa vitamina contribui para a manutenção do sistema imunológico, do sistema nervoso e circulatório, além de auxiliar na prevenção e combate do câncer de cólon e mama. A vitamina B 9 é encontrada nas leguminosas e cereais integrais, entre outros alimentos.

Tabela de alimentos e suas vitaminas piramide

Vitamina B 12 – também conhecida por Cobalamina, essa vitamina atua diretamente na formação dos glóbulos vermelhos no sangue. Contribui também para a saúde das células nervosas e no equilíbrio hormonal.

Essa vitamina é encontrada no leite, no queijo, nos peixes e na carne. Em algumas situações é preciso ingerir os suplementos dessa vitamina para evitar complicações variadas como é o caso da Anemia.

Vitamina C – essa vitamina é essencial para o organismo, uma vez que ela age diretamente no combate aos radicais livres, fortalecendo o corpo contra possíveis agentes infecciosos que causam doenças diversas. Essa vitamina é encontrada nas fruta cítricas, como limão, laranja, kiwi, manga, abacaxi, morango, maracujá, entre outras.

Vitamina D – essa vitamina é encontrada gratuitamente na natureza, basta expor nosso corpo ao sol por pelo menos 20 minutos a cada dia. Essa vitamina é fundamental para o metabolismo dos ossos, prevenindo a osteoporose, raquitismo, entre outras doenças.

Essa vitamina também é encontrada na gema de ovo, na manteiga e no salmão.

Vitamina E – essa vitamina age especialmente como elemento antioxidante, contribuindo também no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. A vitamina E é encontrada nas amêndoas, nos grãos integrais, gérmen de trigo, entre outros alimentos.

Tabela de alimentos e suas vitaminas completa Tabela de alimentos e suas vitaminas da letra a a k

Vitamina K – essa vitamina é importante para a coagulação do sangue e é encontrada em vegetais diversos, especialmente os vegetais de folhas verde-escura.